2 de julho de 2011

5 Razões para as empresas participarem das Mídias Sociais


Para entender o que é um blog corporativo é preciso compreender primeiro a natureza do blog. O weblog, também conhecido como blog, nada mais é do que um site que tem conteúdo escrito por um blogueiro, que posta pensamentos e idéias sobre os mais diversos assuntos. O blog é um meio de comunicação que permite que seus leitores comentem sobre o que está escrito.

Como os blogs têm um tom autêntico e honesto, espera-se que os blogs corporativos também tenham essas características. Os leitores de blogs esperam esse tom pessoal e autêntico nos blogs de empresas.

Estas páginas são abertas, portanto, permitem que você coloque sua opinião e interaja com seus clientes, que também podem lhe dizer exatamente o que estão pensando. Ele irá oferecer a você um meio de serelacionar com seu público alvo.

Resumidamente, o blog corporativo pode ajudá-lo a ter uma conversa honesta com seus clientes e descobrir o que eles estão pensando, construir um relacionamento com eles e compartilhar o conhecimento da sua empresa.

Caso ainda não tenha se convencido a criar um blog para sua organização, leia abaixo os principais motivos pelos quais uma empresa deve blogar:

  • Relacionamento com os clientes – O blog permite que você tenha uma conversa honesta com seus clientes;
  • Sites de busca – O blog aumentará sua presença nos sites de busca, como o Google, e trará mais audiência para seu site;
  • Diferencial – O blog possibilita que você se destaque da concorrência ao deixar a empresa mais humana;
  • Mídia – Os jornalistas encontrarão mais facilmente sua empresa;
  • Reputação – O blog permite que você gerencie sua reputação online.
Caso você lembre de mais algum motivo pelo qual uma empresa deve blogar, encaminhe um comentário pra gente!

De acordo com um estudos da Siemens Enterprise Communications e do Yankee Group sobre a importância das mídias sociais na comunicação entre empresas e clientes, 70% dos consumidores gostariam de interagir com empresas via mídias sociais. Além disso, a pesquisa mostrou que 1/3 das organizações não se preocupam com políticas internas de utilização de redes sociais, não permitem o uso desses meios no trabalho e não monitoram a participação de funcionários nas redes sociais.

O que todos estes dados significam? Que empresas e mídias sociais combinam. A conclusão da pesquisa foi justamente que as corporações estão perdendo oportunidades neste meio, por isso separamos 5 razões para as empresas participarem das mídias sociais:

  1. Interação e compartilhamento. Uma das principais funções das mídias sociais é permitir a interação entre os usuários e o compartilhamento das mais variadas informações. Se a empresa se preocupa com o cliente, estas ferramentas são uma forma de conseguir um relacionamento mais próximo e informal com seu público-alvo. A própria pesquisa informa que os usuários buscam suporte, atendimento e informações sobre empresas por meio das mídias sociais.        
  2. Monitoramento. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, o Brasil está entre os 10 países que mais acessam redes sociais, são quase 90% de usuários. As pessoas falam sobre sua marca, de forma positiva ou negativa, esses internautas comentam sobre seu produto, o que fazer? Monitorar, saiba “ouvir” o que falam sobre seu produto, participe das conversas e tome as atitudes corretas quando for necessário.
  3. Marketing. As mídias sociais permitem diversas ações para promover sua empresa, principalmente pela capacidade de gerar um boca a boca muito mais rápido que uma ação off-line, por exemplo. Além disso, nada melhor do que ter um cliente ou consumidor satisfeito promovendo sua marca na web, melhor propaganda que esta, não existe.    
  4. Comunicação interna. Mídias sociais podem ser aproveitadas para estratégias tanto com o público externo, quanto interno, da mesma forma que consumidores estão nas redes sociais, seus funcionários também estão. Não adianta proibi-los de utilizar esses tipos de site, então por que não incentivá-los a usar a rede de forma positiva e consciente? Fica a dica.           
  5. Credibilidade. Uma empresa que utiliza as mídias sociais para falar abertamente com seus clientes pode ter mais credibilidade do que outra que utiliza uma comunicação 1.0, na qual somente ela fala e seu público escuta. É claro que as mídias sociais não são as soluções  de todos os problemas, o ideal é promover a comunicação integrada com ações online e off-line e não esquecer de incluir as mídias sociaisno planejamento da organização.

Existem mais diversas formas das organizações usarem mídias sociais, aqui listei apenas algumas que considero importantes, se você possui algum outro motivo, fique a vontade para deixar seu comentário e colaborar com o post.

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