Explorando a web com seu filho
Se for usada com equilíbrio e responsabilidade, a internet pode ser muito útil para as crianças e adolescentes. A rede é uma ferramenta para ampliar o conhecimento e estimula a interação e a participação. Mas ela não substitui a escola nem o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos.
- A internet pode ser a fonte das informações, mas as crianças devem apresentar trabalhos escritos por elas mesmas – e não copiados da rede.
- Se o seu filho usa a rede para fazer pesquisa para a escola, pergunte como ele faz isso. AWikipédia é um bom começo, mas as crianças devem ser estimuladas a pesquisar também em outros sites e livros que existam em casa ou na biblioteca local. É importante complementar, comparar e confirmar o que foi encontrado na enciclopédia online. Como os sites em geral, a Wikipédia também pode ser vítima da ação de pessoas mal intencionadas que publicam informações falsas – leia a história em quadrinhos “O que é ornitorrinco?”.
- Criar um blog ou um fotolog é uma ótima idéia para estar contato com parentes e amigos que moram em outras cidades ou países. Há serviços como o Blogger e o Wordpress que permitem a criação de blogs. As crianças podem ajudar você a montar e manter o site. É uma maneira de pais e filhos aprofundarem seus conhecimentos sobre o uso da internet. Certifique-se de utilizar as ferramentas de segurança que são oferecidas por esses serviços, por exemplo, a proibição decomentários anônimos.
- Explore com as crianças serviços online e sites que enriquecem o conhecimento
- Google Earth é um programa para ser baixado de graça e permite visitar virtualmente qualquer lugar do planeta através de imagens de satélite.
- Através de visitas virtuais, é possível passear por museus como o Louvre, em Paris, ou oMuseu do Vaticano e ver quadros e esculturas famosos. O Oceanário de Lisboa também dispõe de visita virtual e mostra uma variedade de peixes, tubarões e arraias.
- O site da NASA, em inglês, oferece imagens históricas, incluindo os pousos na Lua, e muitas informações em multimídia sobre a Estação Espacial Internacional.
Fonte: InternetResponsável
0 comentários:
Postar um comentário